fbpx
casamento

Casamento civil x religioso: qual combina mais com você?

Está prestes a se casar mais ainda não sabe se prefere um casamento civil ou religioso? Acompanhe o texto, conheça as diferenças e escolha o que mais combina com você!

O casamento, sem dúvida, representa o amor entre duas pessoas que estão dispostas a compartilhar a vida. Mas diante de toda a empolgação com os preparativos, sempre fica aquela dúvida sobre qual tipo de casamento querem fazer. E todas as outras questões só começam a ser desenvolvidas quando essa primeira está definida. 

Existem dois tipos de casamento: o civil e o religioso com efeito civil. Os casais religiosos podem optar por realizar ambos no mesmo dia ou em dias diferentes. Tudo vai depender do que os noivos acreditam ser a melhor opção para eles. Por outro lado, casais não religiosos podem escolher um celebrante para realizar a cerimônia ou, se forem devotos, escolher um representante da crença que lhes convém. O importante é celebrar a união de duas pessoas que se amam e querem estar juntas!  

Confira abaixo as diferenças entre o casamento civil e religioso.

  • Casamento civil

O casamento civil é realizado no cartório. É necessário agendar com 30 dias de antecedência da data da festa e estar com todos os documentos necessários. Para os solteiros, os documentos são: certidão de nascimento, carteira de identidade, comprovante de residência e duas testemunhas. Quem é separado e vai se casar pela segunda vez deve apresentar os mesmos documentos mais a certidão de divórcio e a prova da partilha de bens.

  • Religioso com efeito civil

O casamento religioso com efeito civil é quando o Estado reconhece o religioso. Esse tipo de casamento é realizado fora das dependências do cartório.

Para assinar os papéis durante a cerimônia religiosa, os noivos precisam pedir a certidão de habilitação com antecedência de 30 dias no cartório que deram entrada no casamento. Dessa forma, quem realizará o casamento é um celebrante ou um dirigente da religião escolhida pelo casal.

Para os casais mais simples, que não sonham com festas e tradições, casar somente no cartório é uma boa pedida, pois é uma opção mais econômica e ainda assim vocês estarão casados perante a lei. 

No entanto, para os casais que sonham com uma super festa, realizar o casamento religioso com efeito civil é a melhor opção para economizar tempo. Dessa forma, você não precisa estar presente no cartório com as testemunhas e ainda organizar uma festa. Afinal, nesse período de preparativos, cada minuto vale ouro!  

Aqui na Green House, possuímos um salão de festas amplo e espaçoso para a festa dos seus sonhos. Já para os mais reservados, temos um espaço aconchegante e íntimo para realizar a sua cerimônia ao lado das pessoas que você não abre mão: a Capela Ecumênica. Independente de qual seja a sua preferência, estamos sempre de portas abertas para recebê-lo. Entre em contato!

No Comments

Leave a reply

×